Para mais informações ligue: 11 9 6416-1030

Normas para publicação científicas

A ABPp SÃO PAULO incentiva e apoia publicações científicas, pois reconhece a importância dessas iniciativas para o registro e a divulgação de informação e de conhecimentos sobre Psicopedagogia, Educação e Saúde.
Nesse sentido:
• encaminha os títulos recebidos para leitura, apreciação e análise a pelo menos dois membros da Comissão Cientifica, os quais dispõem de plena autoridade para decidir sobre a sua aceitação, recusa ou sugestão de alterações necessárias;
• informa que todos os artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião da Associação e dos membros da Comissão Cientifica.

Tipos de Publicação

Os textos poderão ser enviados em forma de:

Artigo de revisão: revisão crítica da literatura abordando conhecimentos sobre determinado tema de forma abrangente.
Relato de experiência: descrição de experiências com análise de implicações conceituais.
Dissertação, Tese e Monografia: nesta modalidade o texto deve indicar o título, sumário, ano, instituição e link de acesso onde foi apresentada.

Também podem ser enviados textos na modalidade:

Ponto de Vista: temas de relevância para o conhecimento científico apresentados na forma de comentário que favoreçam novas perspectivas para o assunto.

Resenha de livros: texto em que o autor dá sua opinião crítica a partir da leitura de obra publicada.

Forma e Apresentação dos textos

1. Artigo de Revisão; Relato de Experiência; Dissertação, Tese e Monografia - Limite: 20 laudas e deve incluir resumo, summary, unitermos e key words.
2. Ponto de Vista e Resenha de Livros - Limite: 4 laudas. Dispensam resumo, summary, unitermos e key words.

Cumprindo com a padronização estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT- para trabalhos acadêmicos fica definido que:
• o corpo do texto deve ser digitado na cor preta, com fonte tamanho 12, que pode ser Arial ou Times New Roman. Outras cores somente para ilustrações;
• a fonte 10 deve ser usada em citações de mais de três linhas, notas de rodapé, tabelas, fontes e legendas;
• o texto deve ter espaçamento de 1,5 entre as linhas, com exceção às citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências e legendas, que devem ter espaçamento simples.

Informações Gerais

• Na seleção da publicação são avaliados a relevância do tema, a qualidade da metodologia científica utilizada, além da adequação às normas editoriais adotados pelo site.
• Textos recusados não serão devolvidos ao autor. A Comissão Científica reserva-se o direito de fazer sugestões para agilizar seu processo de submissão ou publicação.
• Quando da publicação, provas com as devidas sugestões de alteração serão enviadas aos autores, devendo ser revisadas e devolvidas no prazo de cinco dias.
• Caso os autores não as devolvam, indicando possíveis correções, o trabalho não será publicado.
• Toda e qualquer notificação será feita ao autor exclusivamente por e-mail.


Associação Brasileira de Psicopedagogia SEÇÃO SÃO PAULO

Comissão CIentífica (gestão 2017-2019)

Artigos

O uso do Par Educativo como instrumento em um processo diagnóstico psicopedagógico
O presente texto foi uma exigência da disciplina Fundamentos do Diagnóstico Psicopedagógico do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da Universidade Cidade de São Paulo.
Segundo Jorge Visca, a técnica denominada Par Educativo foi elaborada na Argentina por Malvina Oris & Maria Luisa de Ocampo (2010). Posteriormente, sofreu um processo de estruturação que permitiu torná-la uma técnica de caráter projetivo cujo propósito central é possibilitar a percepção do vínculo entre quem ensina e quem aprende. De acordo com Tietze & Castanha (2016), essa técnica pode ser usada em circunstâncias em que duas ou mais pessoas estejam envolvidas em situações de aprendizagem, como contextos escolares, familiares e esportivos...
Nayara Baiochi do Nascimento
Leia mais

Uma reflexão sobre a psicopedagogia no ensino técnico profissional
Este artigo tem o objetivo pesquisar a presença e aplicação da psicopedagogia no ensino técnico profissional, promovendo abertura à reflexão e ao debate. Observar dificuldades e desafios dessa classe de ensino, discutindo a necessidade de capacitação docente na área psicopedagógica. Embora empírica, acredita-se que a atuação marcante da psicopedagogia nas escolas técnicas, transcende o aumento do quadro efetivo desses profissionais...
Itailson Cunha Junior
Leia mais

Sujeito como sintoma (TDAH) na sociedade, escola, família e a Psicopedagogia
Este artigo foi elaborado a partir da tese (Nassiff, 2013) sobre o Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) como sintoma, não apenas de manifestações disfuncionais em crianças e adolescentes, para o que a neurociência contribui com os estudos psiconeurofisiológicos, mas, também, como sintoma social...
Ruth Nassiff
Leia mais

Psicomotricidade: Exame Psicomotor da Criança
Sabemos que a atividade psíquica se apresenta durante o exame médico sob diferentes maneiras e que foi minuciosamente estudada nas funções superiores da sensibilidade e da inteligência. Portanto ela deve ser observada nas manifestações de sua vida motora...
Cleomar Landim de Oliveira
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Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em Pediatria
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é a síndrome neurocomportamental mais estudada na infância e um dos problemas de Saúde Pública mais importantes no mundo. O diagnóstico é clínico, através de uma anamnese cuidadosa. O autor pretende desmistificar a patologia, estudando sua origem, epidemiologia, quadro clínico, tratamento e comorbidades.
Paulo Breinis
Leia mais

Função Materna e Aprendizagem
O objetivo deste texto é falar sobre a função materna aproximando-a com a questão da aprendizagem e seus possíveis transtornos.
Patrícia Vieira
Leia mais

PSICOPEDAGOGIA - Ampliando fronteiras - Programa MovimenteAção - Eu faço parte!
Neste artigo pretendo relatar as contribuições da Psicopedagogia para a área de esporte/lazer especificamente nas praticas corporais para adultos, e em especial para as mulheres.
Sandra Casseri Rindeika
Leia mais

Como se ensina e como se aprende na contemporaneidade?
Criança - Família - Escola: Mesa redonda realizada na I Jornada Integrada ABPp-Sp e APTF
Ana Maria Burihan Escobar
Leia mais

Dialogando sobre intervenções institucionais
Mesa redonda realizada na I Jornada Integrada ABPp-SP e APTF
Maria Cecília Castro Gasparian
Leia mais

Família como sistema à luz da Psicopedagogia
Mesa redonda realizada na I JORNADA INTEGRADA ABPp-SP e APTF
Maria Luiza Puglisi Munhoz
Leia mais

Reflexões - Perspectiva Junguiana
REFLETINDO A PARTIR DE DIFERENTES PERSPECTIVAS - Mesa redonda realizada na I JORNADA INTEGRADA ABPp-SP e APTF em torno das cenas de uma terapia familiar e de fragmentos do filme “Perfume de Mulher”
Claudete Sargo
Leia mais

Reflexões - Perspectiva Psicanalitica
REFLETINDO A PARTIR DE DIFERENTES PERSPECTIVAS - Mesa redonda realizada na I JORNADA INTEGRADA ABPp-SP e APTF em torno das cenas de uma terapia familiar e de fragmentos do filme “Perfume de Mulher”
Maria de Lurdes de Souza Zemel
Leia mais

A História do Lobo
A DANÇA COM LOBOS – workshop realizado na I JORNADA INTEGRADA ABPp-SP e APTF
Dilson Marun Gusmão
Leia mais

Tempos de Mudança
ESCOLA - FAMÍLIA - CRIANÇA - Mesa redonda realizada na I JORNADA INTEGRADA ABPp-SP e APTF CONTEMPORANEIDADE: ESCOLA - FAMÍLIA - CRIANÇA TEMPOS DE MUDANÇA
Paula Ayub
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Dialogo sobre Educação
DIALOGANDO SOBRE INTERVENÇÕES INSTITUCIONAIS - Mesa redonda realizada na I JORNADA INTEGRADA ABPp-SP e APTF. Questões disparadoras para um diálogo sobre educação
Rosana L. M. Galina
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Psicopedagogia Clínica e a Ética
Elisa Maria Pitombo
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A Psicopedagogia na Institutição Escolar
Relato de experiência: Salas de Apoio Psicopedagógico nas Escolas Municipais de São Sebastião
Iara Gambale
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O Psicopedagogo e a Inclusão Escolar
Nívea Maria de Carvalho Fabrício
Vânia Carvalho Bueno de Souza
Leia mais

O professor tem a chave...
Uma experiência de intervenção escolar centrada no professor
Edith Rubinstein
Leia mais

A Instituição Escolar e o Papel do Psicopedagogo
Maria Cecilia Castro Gasparian
Leia mais

A Psicopedagogia na Institutição Escolar
Reflexões para a formação do educador
Leda Maria Codeço Barone
Leia mais

A Hiperatividade vista pela Psicopedagogia
Mônica Hoehne Mendes
Leia mais

O uso clínico das provas piagetianas no Diagnóstico Psicopedagógico
Denise da Cruz Gouveia
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