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Entrevistas

Entrevista com Maria Célia Rabello Malta Campos
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Pedagoga com especialização em Psicopedagogia. Atua na clínica psicopedagógica, na formação continuada de educadores e na consultoria escolar. Participou da implantação de cursos de Psicopedagogia em diversas instituições, atuando também como docente e supervisora de estágios. Foi membro diretor, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia e editora da Revista Psicopedagogia.
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Entrevista com Entrevista com Silvia Amaral de Mello Pinto
Pedagoga, Psicopedagoga e Assessora do Projeto Social
O que é o Projeto Social?
R: O Projeto Social ABPp - SEÇÃO SÃO PAULO vai à Escola, confirma o compromisso social da Seção com a Psicopedagogia e com a sociedade como um todo. A sua proposta para os anos de 2015/2016 amplia a ação voluntária, com a inclusão do associado neste processo e diversifica com a inclusão do atendimento a crianças de escolas públicas.
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Entrevista com Neide de Aquino Noffs
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Psicopedagoga Clínica e Institucional. Atualmente, é Diretora e Professora da Faculdade de Educação da PUC-SP, Docente do Programa Stricto Sensu em Educação: Currículo – Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Coordenadora da linha de pesquisa Educação Infantil e o Brincar da PUC-SP. Professora do curso de especialização stricto sensu Psicopedagogia PUC-SP, Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/PUCSP. Membro da Comissão da elaboração do atual projeto pedagógico do curso de Pedagogia da PUC/SP. Presidente Vitalícia da ABPp e Coordenadora da Comissão do Conselho Nacional da ABPp: regulamentação e formação do Psicopedagogo. Assessora institucional em rede municipal de ensino e responsável pela formação em serviço dos profissionais da Educação.
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Entrevista com Edith Rubinstein
Psicopedagoga, Mestre em Psicologia da Educação, Terapeuta Familiar pelo Instituto Familiae, Aplicadora de PEI e formadora pelo Instituto ICELP de Jerusalém, Coordenadora e docente do "Centro de Estudos Seminários de Psicopedagogia". Autora da obra: O estilo de aprendizagem e a queixa escolar: entre o saber e o conhecer, Casa do Psicólogo, 2003; organizadora das obras: Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos, Casa do Psicólogo, 1999; Psicopedagogia: fundamentos para a construção de um estilo, Casa do Psicólogo, 2006.
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Entrevista com Beatriz Judith Lima Scoz
Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Brasília/UnB;
Doutorado e Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP; Psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae e pela Escola de Psicopedagogia de Buenos Aires/EPSIBA; Psicanalista pelo Centro de Estudos em Psicanálise-CEP/SP.
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Entrevista com a associada vitalícia da ABPp - Seção São Paulo
Maria Cristina Natel - Pedagoga, Psicopedagoga; Formação no Programa de Enriquecimento Instrumental – PEI (nível I e II); Membro fundador da Associação Brasileira de Psicopedagogia ABPp - Seção São Paulo; Membro do Conselho Nacional da ABPp; Presidente da ABPp - Seção São Paulo (gestão 2011-2013);Atual vice-presidente e Conselheira Vitalícia da Seção São Paulo;  Atuação em consultório; Docência em cursos de Pós-Graduação Lato Senso de Psicopedagogia; Mestre em Ciências - UNIFESP
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Entrevista com a fundadora da ABPp- Seção São Paulo
Mônica Hoehne Mendes - Pedagoga, Psicopedagoga (Curso de Formação pela Escuela Psicopedagogica de Buenos Aires – EPSIBA),    Terapeuta de Casal e de Família, Mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos, Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia no biênio 91/92,  Conselheira Vitalícia da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Nacional, Presidente fundadora da Associação Brasileira de Psicopedagogia-Seção São Paulo 2003/2007, Conselheira Vitalícia da Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção São Paulo, Docente na Graduação e Pós Graduação, Orientação profissional, Orientação de monografias, Mestre em Psicologia e autora de diversos artigos em revistas e livros.
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Entrevista com a associada vitalícia da ABPp - Seção São Paulo
Sonia Maria Colli de Souza - Psicopedagoga Clínica/ Psicopedagoga em Saúde, Coordenadora de Curso de Pós- Graduação, Membro fundador da Associação Brasileira de Psicopedagogia ABPp - Seção São Paulo; Membro do Conselho Nacional da ABPp; Presidente da ABPp - Seção São Paulo (gestão 2008-2010); Atual Conselheira Vitalícia da Seção São Paulo; Atuação em consultório.
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A Menina e o pé de feijão – um estudo no qual a Hora Lúdica transcendeu a avaliação diagnóstica psicopedagógica.
Valentina aos nove anos veio para o atendimento psicopedagógico sob queixa de dificuldades escolares, tanto na esfera pedagógica, dimensão cognitiva, como afetiva social, dimensão relacional e desiderativa (self). Foi encaminhada pela orientadora educacional do colégio onde estuda desde o início de sua escolaridade....
Sonia Maria Colli de Souza
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"Entrevista com Edith Rubinstein" - Carla Labaki
Entrevista 04 realizada em fevereiro de 2010 por Carla Labaki, Diretora Cultural da ABPp-SP.

ABPp SP
Você poderia dar uma breve explicação sobre o que é a psicopedagogia? Como o profissional atua e quais são os interesses da área?

Edith Rubinstein
Psicopedagogia é uma área de estudos e práticas que se dedica à compreensão do funcionamento do processo de construção do conhecimento através das relações que o sujeito da aprendizagem estabelece com o objeto de conhecimento, consigo mesmo e com o outro. Atualmente, os psicopedagogos intervem não apenas na clínica, mas em diferentes instituições/espaços onde questões/vicissitudes/desafios relacionadas com o aprender estejam presentes.
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"Entrevista com Neide de Aquino Noffs" - Elisa Maria Pitombo
Entrevista 03 com Neide de Aquino Noffs sobre a Regulamentação da profissão do psicopedagogo, em 17/05/2006, realizada por Elisa Pitombo, Diretora Cultural da ABPp-SP

ABPp SP
O que é regulamentar uma profissão?

Neide de Aquino Noffs
Regulamentar uma profissão “é uma disposição oficial que indica a maneira de pôr em execução uma lei ou decreto”, porém entendo também que é a oportunidade de explicitar para a sociedade quais as contribuições que esta profissão oferece para o cidadão e comunidade em geral. É também oferecer a legitimação de sua atuação ao caminhar em direção à legalização. Neste processo está implícito, o fato de que essa nova atuação cria uma nova profissão. Caso contrário permanecerá apenas como uma prestadora de serviços de qualidade sem nenhum direito como trabalhador.
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"Entrevista com Leda Barone" - Elisa Maria Pitombo
Entrevista 02 feita com Leda Barone pela ABPp-SP – realizada em 29/03/2005

ABPp SP
Leda, agradecemos a possibilidade dessa entrevista. Você poderia citar fatos marcantes e curiosos sobre início da ABPp em São Paulo?

Leda Maria Codeço Barone
Em primeiro lugar quero agradecer a oportunidade desta entrevista. Este é um momento importante para lembrar os tempos do início de nossa Associação. Quando iniciamos, nós nos reuníamos ao redor da discussão de um texto de Psicopedagogia. Fazia parte do grupo colegas de minha turma e da segunda turma do curso de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae. Havia também outros colegas de fora que já tinham uma prática psicopedagógica. Entre eles lembro-me de José Barreto e de Mônica Mendes. Do curso do Sedes, além de mim, havia Edith Rubinstein, Orphia Conte, Nádia Dumara Ruiz, Elizabeth Leite Soares, Beatriz Scoz, Silvia Hochheimmer, Renata Simon, Neide de Aquino Noffs e muitas outras colegas queridas. Em nossos primeiros encontros, como já disse, trabalhávamos teoricamente a respeito da Psicopedagogia. Mas aos poucos fomos percebendo que a discussão ficava pouco produtiva. Sugeri então, no lugar destas discussões, que cada um narrasse sua experiência psicopedagógica, suas dúvidas e suas dificuldades. Creio que este fato enriqueceu bastante nossas discussões e favoreceu um maior entrosamento dos membros do grupo, pois, falando e ouvindo nossas próprias experiências pudemos levantar os pontos comuns, as diferenças e sobretudo descobrir o que sustentava nossa prática. Essas reuniões aconteciam, inicialmente, nas dependências do Sedes, depois no consultório de Eloísa Fagali e posteriormente no de Maria Alice Vassimon, professoras que sempre nos apoiaram muito.
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"Entrevista com Beatriz Scoz" - Elisa Maria Pitombo
Entrevista 01 realizada com Beatriz Scoz por Elisa Pitombo, em 01/11/05.

ABPp SP
Você poderia citar fatos marcantes e curiosos sobre início da ABPp em São Paulo?

Beatriz Scoz
O início da ABPp foi marcado por uma luta constante em favor da Psicopedagogia. Lembro-me que tivemos apoio e contato com profissionais de outras áreas e de alguns Estados do Brasil, como o Dr. Norberto Rodrigues (SP) e o Dr. Saul Cypel (SP) da Neurologia (SP), a Dra Maria Amélia Vasconcellos (SP) da pediatria e da psiquiatria, o Dr. Nilo Fichtner (RS) da psiquiatria, o Dr. David Léo Lewisky (SP) da psicanálise, a Dra Guiomar Namo de Melo (SP) , a Dra Célia Frazão Linhares (PE) e a Dra. Esther Pillar Grossi (RS), da educação, o Dr. Mauro Spinelli (SP) da foniatria, a Dra. Brasília Maria Chiari (SP) da fonoaudiologia, o Dr. Luiz Carlos Cagliari (SP) e a Dra. Maria Bernadete Marques Abaurre (SP), lingüistas, dentre outros. Nesta busca, para fazer contatos e divulgar o I Congresso da ABPp, no início da década de 80, fui ao encontro da SBPC em Niterói - RJ, assessorada por Maria Lúcia Weiss. Seu pai, Dr. Pascoal Leme, educador, membro do grupo ( pioneiro da escola laica e gratuita) do saudoso Anísio Teixeira, proferiu a palestra de abertura para cerca de 5000 pessoas. Sua palestra foi um sucesso, foi aplaudido de pé, e nós, a seu lado, tivemos o privilégio de divulgar o I Congresso da ABPp na SBPC para representantes de todo o Brasil.
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