Em 26 de setembro de 2003, foi fundada a ABPp SEÇÃO SÃO PAULO. A sua história, no entanto, remonta a 1980, quando psicopedagogos, formados nos primeiros cursos de psicopedagogia de São Paulo, sentiram a necessidade de criar uma associação que os reunisse, promovendo eventos culturais e defendendo seus interesses. Foi assim fundada a Associação Estadual de Psicopedagogos de São Paulo.

Em breve, essa associação atraiu a atenção de profissionais de outros estados e, em 1985 transformou-se em Associação Brasileira de Psicopedagogia. Por quase vinte anos, enquanto uma boa parte dos estados brasileiros se fizeram representar através de seções e núcleos, São Paulo deixou de ter uma identidade e representatividade próprias. Ao se fazer seção, São Paulo retoma os objetivos de seus primeiros idealizadores, mas amplia-os, acompanhando as circunstâncias históricas.

Por um lado, a multiplicação dos cursos de psicopedagogia com a formação de profissionais nos diversos pontos do estado trouxe a demanda de um projeto de descentralização. Por outro lado, a própria psicopedagogia deixou de ter como único centro a clínica e os problemas de aprendizagem, institucionalizando-se e, especialmente através da escola, voltando-se para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse pouco tempo de existência, a SEÇÃO SÃO PAULO realizou eventos, em parceria com Universidades, na cidade de São Paulo, na região Metropolitana e no litoral, tendo como tema, tanto a discussão sobre as formas de inserção da psicopedagogia na instituição escolar, assim como a reflexão sobre as principais questões que a escola enfrenta atualmente. Além da realização desses eventos culturais, a Seção São Paulo vem buscando formas efetivas de colaboração com a regulamentação da profissão e montando um trabalho social amplo como objetivo de contribuir para a formação dos professores.

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Proposta de Plano Diretor

Ao assumir os compromissos de trabalhos da Seção São Paulo, a nova diretoria, triênio 2023-2025, entende que é necessário preservar e dar continuidade às ações já desenvolvidas e exitosas das gestões anteriores, como também projetar novos.

Confira a Proposta Completa de Plano do Diretor 



Nossos Objetivos

A representatividade de uma classe de profissionais se estabelece por meio das ações conjuntas de um grupo de pessoas que se reúne por interesses e objetivos comuns e que busca pensar em estratégias de ação que congreguem e contribuam na construção da identidade da classe de profissionais que a representa.

Um grupo pioneiro e partidário de uma causa que em muito interessa a todos os profissionais da área – o fortalecimento e o reconhecimento da Psicopedagogia – fundou a ABPp SEÇÃO SÃO PAULO, constituindo-se como referência no Estado.

O referido grupo reúne pessoas já atuantes na área e de modo sério e competente vem cumprindo com sua missão de participar de forma atuante na conquista de direitos para o exercício da profissão assim como divulgando e dando suporte para produções e ações práticas e científicas com o rigor necessário.

Compromissadas que somos com a Psicopedagogia e com essa Seção, mantemos a fidelidade ao nosso objetivo primeiro: divulgar e promover a Psicopedagogia no Estado de São Paulo.

Divulgar

Promover

Conquistar

Nossa Missão

A ABPp São Paulo tem por missão promover o desenvolvimento e divulgação da Psicopedagogia, no âmbito de atuação de seu território, ou seja, no Estado de São Paulo, visando ao aprimoramento técnico-científico de seus associados e da sociedade.

Visão e Valores

Prezamos pelo acolhimento e valorização dos(as) associados(as) e parceiros(as), pela excelência das atividades propostas, atitude íntegra, ética, proativa e zelo pela inovação e transparência.

Aqui vai uma frase de impacto ou da Presidente da Seção ou até da nacional. Caso nao queiram esta área de frase basta retirar os textos no painel,

Autor da Frase

Simbolo da Psicopedagogia

Fita de Moebüs com 3 voltas: representa o olhar do psicopedagogo.
As voltas estão dispostas de forma a representar a aprendizagem do indivíduo. O círculo central representa o indivíduo em processo para a aquisição de conhecimento, chegando ao fim com mudanças perceptíveis (círculo vermelho). Assim, este símbolo caracteriza nossa área de atuação, representando o psicopedagogo com suas características próprias.

Por quase uma década, a Diretoria Executiva da ABPp se mobilizou de diferentes formas para que fosse criado e adotado um símbolo que representasse a atividade profissional do psicopedagogo, ideia que foi encampada pelo Conselho Nacional da ABPp. Foram diversos estudos, sugestões e um longo trabalho reflexivo com o grupo de conselheiras para criar algo que realmente representasse os conceitos que norteiam a identidade da Psicopedagogia. Ainda mais: produzir uma síntese das consciências particulares, concebendo então uma consciência coletiva do nosso segmento profissional. Inspirado nos valores éticos inerentes à profissão e nos princípios e significados da simbologia, o símbolo traduz a grandeza da Psicopedagogia. A proposta buscou estabelecer o vínculo com a história e resgatar seu real significado que, hoje mais do que nunca, permanece através da legitimidade que a sociedade lhe atribui. O resultado de todo este processo, eleito por maioria de votos no VIII Congresso Brasileiro da Psicopedagogia, em 2009, foi a “Fita de Möbius”.

Por que Fita de Möbius?
Em 1858, o matemático e astrônomo alemão Auguste Ferdinand Möbius ao pesquisar o desenvolvimento de uma Teoria dos Poliedros, descobriu uma curiosa superfície que ficou conhecida com seu nome, a Fita de Möbius. É uma fita simples que tem duas superfícies distintas (uma interna e outra externa) limitadas por duas margens. Trata-se de uma superfície de duas dimensões com um lado apenas. Assim, se caminharmos continuamente ao longo da fita, atravessamos ora uma, ora outra dimensão.

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